Milton Naves

Coluna do Milton Naves

Veja todas as colunas

Free Messi

Milton Naves 

01/09/2020 às 10:34

O mundo do futebol acompanha a polêmica envolvendo Lionel Messi e Barcelona: uma controversa cláusula contratual sobre rescisão. 

Messi e seus representantes entendem que o jogador estaria liberado para deixar o clube sem o pagamento de qualquer multa, em razão de uma cláusula em seu contrato que previa o direito de o jogador manifestar o interesse pela rescisão unilateral, até 26 de junho. Ocorre que, em razão das circunstâncias excepcionais decorrentes da pandemia, a temporada se estendeu e o entendimento dos advogados de Messi é no sentido de que a intenção da cláusula é dar a ele o direito de deixar o clube ao final de cada temporada.

Mas esse entendimento, pelo visto, não prevaleceu.  

A La Liga se manifestou a favor do Barcelona e, em nota, esclareceu que a única forma de Messi deixar o clube é mediante a quitação da obrigação contratual de rescisão, hoje no valor de 700 milhões de Euros, já que a cláusula de saída sem multa se expirou, em razão de ter passado o prazo. 

A questão é que o Messi não está mais atraído pelo projeto esportivo do Barcelona, que mostra a ambição do time no tempo. O Barcelona tem fracassado em janelas de transferência já há algum tempo e se desconectou daquilo que fez o clube: o futebol das canteiras, do DNA próprio, das categorias de base. 

Fica clara a intenção de Messi em voltar a jogar com o Guardiola, que é a pessoa mais conectada com esse passado glorioso recente do Barcelona. 

Juntos, Messi e Guardiola foram campeões de três La Ligas e duas Champions. Agora, na intenção de migrar para o Manchester City, Messi está se permitindo ser desafiado, colocando seu legado e sua carreira na linha de frente da pergunta sobre se ele consegue brilhar, também, na Premier League. 

O desânimo de Messi e a decisão de deixar o Camp Nou vêm junto com o encerramento da temporada pelo Barcelona sem nenhum título, pela primeira vez em 12 anos, agravado pela derrota humilhante para o Bayern, por 8 a 2, na Champions. 

Para um jogador que representou tudo o que Messi representa, que entregou tudo o que Messi entregou ao clube e à torcida, essa desavença na saída soa como ingratidão. Messi conquistou, pelo conjunto da obra, o direito de dizer sobre seu encerramento de carreira: onde e em qual desafio.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Vice-presidente justificou que a legislação permite a exploração de até 20% de terras no bioma #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🏆 Campeonato Brasileiro Série B 📊 26ª rodada 🏟 Estádio Rei Pelé 📍 Maceió - AL 📆 5 de dezembro 🔊 18h30 📻 610 AM 95,7 FM 📺 789 Sky 300 NET e Claro TV 📲 App Rádio Itatia...

    Acessar Link