Notícias

No dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, saiba mais sobre as patologias 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 19/05/2020 às 14:53
atualizado em: 19/05/2020 às 15:00

Texto:


Hoje é lembrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais. Este mês, conhecido como Maio Roxo, é dedicado à conscientização das pessoas sobre às patologias. Durante todo o mês, informações sobre as doenças, tratamento e prevenção são disseminadas no mundo. 

As doenças inflamatórias intestinais se apresentam em forma de feridas que afetam alguma parte do sistema digestório, da boca ao reto. No mundo, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com alguma dessas doenças. No Brasil, 13 em casa 100 mil pessoas sofrem com as alterações provocadas pelas doenças inflamatórias intestinais.

As principais doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn, que pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, causando diarreias com a presença de sangue, perda de peso, falta de apetite, febre e dor na região da barriga; e a Colite Ulcerativa, uma inflamação que pode se apresentar com diarreia, dor abdominal, falta de apetite e feridas no intestino grosso.

De acordo com Suyanne Thyerine da Silva Lopes, médica-cirurgiã do Hospital da Baleia, a faixa etária mais afetada pela doença é a de 20 a 40 anos de idade. Segundo a médica, neste momento em que vivemos, os cuidados devem ser redobrados. “Em tempos de pandemia, é importante  ressaltar que as pessoas portadoras de alguma doença inflamatória intestinal fazem parte do grupo de risco do covid-19. Por isso, merecem atenção especial”, destaca. 

Na dúvida, é importante procurar um médico especialista já que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como por exemplo, a intolerância à lactose. Trata-se de doenças crônicas, que não têm cura, mas existem tratamentos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    "A família me procurou no início do mês, estava preocupada por ele estar sem advogado", explicou o advogado #itatiaia

    Acessar Link